Prova do Enem prioriza Química, Álgebra, Estudos Literários e Geopolítica, aponta estudo

Com mais de 6 milhões de candidatos inscritos, o Enem ainda não tem data definida para realização. Entretanto, mesmo sem saber qual será o dia da prova, é importante continuar as rotinas de estudos para o exame.

Pensando nisso, o Quero Bolsa e o Poliedro prepararam um estudo que aponta quais os principais conteúdos que caíram no Enem nos últimos anos. Assim, o aluno pode priorizar as principais matérias e focar naquilo que é mais importante. Para isso, foram analisadas todas as questões dos 4 cadernos das provas entre 2015 e 2019. O resultado completo pode ser visto aqui.

No caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, o principal conteúdo foi de Geopolítica; no caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, conteúdos de Química; no caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, conteúdos de Estudos Literários; em Matemáticas e Suas Tecnologias, conteúdo de Álgebra.

Quais são as prioridades no caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias?

Com 50,7% das questões da prova, foi observado que conteúdos de Geopolítica, denominados “Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado, foram os principais assuntos da prova em si. Dentro dele, se destacam temáticas de:

  • Cidadania e democracia na Antiguidade;
  • Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa;
  • Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna;
  • Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras;
  • Políticas de reordenamento territorial;
  • As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.

Quais são as prioridades no caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias?

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, o principal conteúdo cobrado foi de Química, com 35%. Dentro dele, se destaca a cobrança de conteúdos de Ligações químicas, polaridade e forças (13,8% do total de Química) e Reações orgânicas (11,3%). O menos cobrado foi Aminoácidos, proteínas, lipídeos e carboidratos (1,0%). Conteúdos de Física apareceram em 35% das questões e de Biologia em 33%.

Quais são as prioridades no caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias?

No caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, o principal assunto cobrado foi do Estudo do Aspecto do Texto Literário, com 17,8%. Ele é definido como “Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos”.

Quais são as prioridades no caderno de Matemática e Suas Tecnologias?

O principal conteúdo cobrado em Matemática e Suas Tecnologias foi o do Conhecimento Algébrico, com 29,9%. Ele se caracteriza por:

  • Gráficos e funções;
  • Funções algébricas do 1º e 2º graus;
  • Polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas;
  • Equações e inequações;
  • Reações no ciclo trigonométrico;
  • Funções trigonométricas.

Dentro dele, se destacam Grandezas Proporcionais e Médias Algébricas, com 17,3%.

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio.  Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos brasileiros concluíram a graduação, segundo dados do IBGE, ele cresce a passos largos e já gerou uma economia de mais de R$ 1,3 bilhão para alunos do país inteiro. Atualmente a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, além de mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *