Saiba como organizar a rotina de estudos EaD durante a pandemia

Em tempos de isolamento social ocasionado pela crise de saúde do Covid-19, muitas universidades brasileiras tiveram que adequar suas grades curriculares para o ensino a distância (EaD). Apesar da flexibilidade da modalidade, é importante que o estudante organize sua rotina de estudos para cumprir o conteúdo programático.

De acordo com alguns especialistas na área, os estudos no EaD exigem que o aluno seja mais proativo e mantenha a automotivação para não desistir do curso. Por isso a importância de criar a rotina de estudos para facilitar a organização.O Quero Bolsa listou algumas regras essenciais para não perder o foco nas disciplinas online:

1 – Rotina organizada e muita disciplina

O primeiro passo para se organizar, é analisar a agenda de conteúdos do mês, separar os materiais didáticos e verificar quantas aulas e atividades serão realizadas no período. Depois disso, é importante definir dias e horários para se dedicar às tarefas.

2 – Ambiente de estudo

O local é outro fator que deve ser levado em conta nos estudos a distância. Cada estudante tem um ambiente ideal, mas é imprescindível que tenha uma mesa, cadeira e iluminação adequados. E o mais importante, é que esse ambiente seja respeitado pelos demais moradores da casa para que aluno possa se concentrar da melhor maneira possível nas atividades online.

Claro, que isso não deve ser uma regra, mas quanto mais organizado, melhor para desenvolver as tarefas do dia. A prioridade deve ser manter a mente concentrada para as disciplinas do dia.

3 – Evite a procrastinação em demasia

Não são só nos estudos EaD que a procrastinação é um obstáculo, em quarentena por conta do Covid-19, existe uma sensação de inércia. Por isso, para combater esse empecilho de grande parte das pessoas que estão em casa, e sobretudo para quem faz cursos a distância, uma das melhores rotinas é criar as listas de tarefas.

A adiar para o dia seguinte uma atividade pode ser um caminho sem volta, porque a quantidade de conteúdos pode ser extensa e o aluno pode perder o controle das atividades e, inclusive, pode ser difícil completar todas as tarefas.

Portanto, cumprir com os prazos estabelecidos na rotina de estudos ajuda a evitar o acúmulo de leituras, trabalhos e exercícios propostos. Além disso, em períodos de provas, a matéria já estará em dia e só precisará ser revisada.

Leia mais:

EaD: como funcionam os cursos de Educação a Distância?

3 mitos mais comuns sobre cursos EaD

4 – Interaja, mesmo que virtualmente

Em meio a pandemia do Covid e dos cursos EaD, o contato físico com professores e colegas de sala é substituído pelo contato digital. Sendo assim, é necessário explorar ao máximo as oportunidades de interação propiciadas pela instituição. O fórum virtual e atendimento online devem ser utilizados sempre, inclusive para tirar todas as dúvidas e conversar com outros colegas.

Participar de eventos, lives e usar a estrutura oferecida pelos polos de apoio, se houver, são outras possibilidades que ainda podem ser aproveitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *